Comitiva Boi Soberano


Principal                              Textos                                   Fotos

 

 

 

 

 

 

 

JOAQUIM MOREIRA DA SILVA

MODESTO COMPOSITOR

CRIANÇA, MUITO CRIANÇA

COMO MESTRE EMBAIXADOR

( SICAM  nº 3.414 )

 


 

AGRADECIMENTO

 

Ao Padre José pelo incentivo e moralização

das Folias de Reis,  na região de  Jales-SP,

bem  como  a  todos  que  direta ou indiretamente

contribuíram  para que este  objetivo fosse  alcançado.

 


 

COMO SE ORIGINOU A FOLIA DE REIS

 

PREFÁCIO

 

A obra “COMO SE ORIGINOU A FOLIA DE REIS”, de Joaquim Moreira da Silva, é inegavelmente algo que completará os conhecimentos de estudiosos do folclore religioso. O autor, emérito repentista, responsável por muitas músicas sertanejas, há longa data se dedica às Folias ou Companhias de Reis, apresentando-as em diversos rincões do nosso país. Conhece, em profundidade, tudo o que se relaciona com folias que, segundo ele, devem ser entendidas com seriedade e respeito, pois preservam costumes que vêm de longe, traduzem sen­timentos nativistas que devem ser transmitidos aos pósteros.

  Ler o seu livro, singelo sim, porém esclarecedor, é percorrer as ve­lhas estradas do passado, revendo hospitaleiros senhores de casas-grandes, gentis colonos, humildes homens do campo e dos arrabaldes de cidades brasileiras. E relembrar o requinte singelo do cantador anônimo:

“Boa tarde, nobre dama,

Tarde com muita alegria;

De saúde como está

A senhora e a família?”

E assim vai o autor narrando em quadras muitas, a história do nascimento de Jesus, a saga dos Magos e da Sagrada Família.

Joaquim Moreira da Silva, improvisador dedicado, estudioso das páginas bíblicas bem como da história da Cristandade, brindou-nos com uma música em rítmo de congada, gravada por Quintino e Quirino, e das estrofes componentes, a principal da homenagem, diz assim:

"José é pai de Jesus

Sant’Ana é mãe de Maria

                    O nome do professor

                    Vem da Sagrada Família."

“Como se originou a Folia de Reis”, é obra para estudiosos, folcloristas, pesquisadores, enfim, para todos os brasileiros.

                    Valeu a pena, Joaquim Moreira da Silva.

 

Olímpia-SP (CAPITAL DO FOLCLORE), 1.990.

 

Prof. José Sant’Ana

Folclorista  -

 


 

  “COMO SE ORIGINOU A FESTA DE SANTOS REIS”

 

              No dia seis de janeiro do ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais ou menos ao meio dia, depois de uma longa caminhada que durou doze dias, montados em camelos e guiados por uma estranha estrela até então nunca vista, chegaram em Belém, vindos do Oriente Médio, os magos Gaspar, Belchior e Baltazar. Juntos chegaram também um capitão e um coronel da guarda do palácio do rei Heródes. Disfarçados, eles vieram como segurança pessoal em seus territórios.

Ocultamente, traziam a cruel missão ordenada pelo rei Heródes: matar o menino, procurado por aqueles estranhos viajantes que haviam passado em sua corte, pedindo informações precisas de onde havia nascido, na Judéia, o grande Rei dos Judeus, o que muito o irritou por se julgar o grande rei da Judéia, até mesmo o rei do Mundo.

Os magos dali se despediram e, logo que saíram, aquela estrela que tinha apagado na entrada de Jerusalém, a mesma estrela grande e bonita que tinham avistado no Oriente Médio na noite que nasceu em Belém o filho de Maria, brilhou novamente na frente deles. E do céu guiou até Belém e no arrabalde da cidade, abaixando em uma estrebaria.

Chegaram os magos, desmontaram de seus camelos e foram entrando, e ali encontraram o Menino Jesus, Maria e José.

A criança parecia ser igual a todas, mas os magos sabiam que não era uma criança como as outras, mas sim o pequenino Rei a quem vinham procurando. Ajoelharam perante o Menino e O adoraram.

"Querido Senhor Jesus", disseram eles, "como estamos contentes porque O achamos". Buscaram logo os seus presentes e entregaram: mirra para o homem, ouro para o Rei e incenso para Deus.

O casal, ali muito feliz, os agradeceu e abençoou. O capitão e o coronel ao verem tanta simplicidade, por obra do Divino Espírito Santo, esqueceram a cruel missão que tinham. Seguiram o exemplo dos magos, se ajoelharam e adoraram ao pedirem perdão. Por Maria foram perdoados e ganharam a salvação.

Chegando a noite, ambos por ali se agasalharam para pernoitarem e no outro dia seguiram viagem de regresso para suas terras de origem.

Os magos, motivados pelo cansaço da longa viagem, dormiram bem e todos os três tiveram um mesmo sonho e ouviram uma voz que dizia para que voltassem por outra estrada, pois o rei Heródes os aguardava com traição.

Eles ouviram bem aquela voz e não esqueceram, não voltando ao palácio para falar com o rei, retornaram por outra estrada.

O que seria do capitão e do coronel se tivessem voltado ao palácio e contado ao rei que encontraram o Menino e não O mataram, por haverem reconhecido não ser só o Rei dos Judeus, mas sim o Rei do Mundo, o Messias Prometido, Nosso Pai da Salvação. Na frente daquele homem que quando viu que tinha sido traído, ordenou a matança de todos os inocentes até dois anos de idade. Escrito no Evangelho de São Matheus, 2-16.

Renunciaram às mordomias do palácio e trocaram seus postos de capitão e coronel pela Fé, pelo amor verdadeiro ao Pai, o Menino Jesus, Filho de Maria. E seguiram os magos por caminhos diferentes.

Os magos, que também eram considerados reis, por serem pessoas cultas e inteligentes, haviam pedido licença a Maria para que eles comemorassem com festa aquele dia em que ali chegaram, e foi permitido. Mas, por falta de recursos, espaço ou tempo suficiente, não foi possível realizarem ali na manjedoura.

Eles, além de astrólogos, eram músicos e cantores. E, nas casas à beira da estrada, durante a viagem de regresso, sempre acompanhados pelo capitão e o coronel, eles chegavam entoando hinos na sua linguagem e pediam donativos com a finalidade de angariar fundos para festejar o dia em que tiveram o privilégio e a satisfação de conhecer pessoalmente o Pai da Salvação, Nosso Senhor Jesus Cristo. E, assim que lhes faziam ofertas, eles agradeciam cantando. No dia em que chegaram em casa suas senhoras, quando os avistaram, saíram ao encontro destes muito festivas; eis que lá estavam desesperadas esperando seus maridos que tinham saído para uma viagem incerta, seguindo uma estrela estranha sem saber onde iam e nem quando voltariam.

Foi motivo de muita emoção e alegria; eles por terem realizado uma viagem vitoriosa, embora muito cansativa, e elas por vê-los todos felizes. Em virtude da grande alegria, juntos festejaram o dia de sua vitória.

Assim, enquanto viveram, sempre repetiram todos os anos a mesma cena comemorativa do dia em que, em Belém, encontraram o Menino Jesus na manjedoura, com sua Mãe Maria Santíssima e São José. Seus exemplos foram seguidos por muitos que acreditaram na realidade do encontro dos magos com a Sagrada Família, na visita que fizeram em Belém. E, através de dezenas e centenas de anos, esta festa foi crescendo e expandindo, chegando a alcançar as cinco partes do mundo.

Hoje, não é mais praticada em vários países onde seus governantes não permitem que pratiquem atos religiosos de nenhuma natureza.

Mas a maneira de comemorar varia de um país para outro, de uma região para outra; há muitas diferenças em sua prática. Por exemplo, aqui no Brasil, América do Sul, em diversos Estados festejam-se os Três Reis Magos.

Na Bahia, por exemplo, em determinadas regiões, festejam o dia de Santos Reis durante a noite, fazendo peregrinações e angariando donativos.

Seus praticantes são grupos formados de seis a oito figuras: mestre, contra-mestre, instrumentistas, dois “palhaços”, como dizem na gíria, bandeira simbólica aos Três Reis do Oriente, assim como os palhaços são simbólicos aos Capitão e Coronel que acompanharam os Magos. Os instrumentos usados são de percussão (bumbo ou zabumba, caixa, pandeiro, afoxé ou chocalho, reco-reco e a flauta).

No Ceará também comemoram, mas nas igrejas e é conhecida como “Reisado”.

Em Alagoas e Pernambuco igualmente festejam essa data, mas também de maneira diferente.

As instruções dadas neste folheto ou livro são baseadas nos costumes dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná (norte), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (sul) e no Estado de São Paulo, locais pesquisados pelo autor. Em todas estas regiões e estados citados, são conhecidas como “Folia de Santos Reis”, o que na realidade não se justifica, porém, não seremos nós que vamos mudar uma tradição muito antiga, que vem de muito antes de nossos avós. Seria mais ético, mas lógico, chamarmos de “Companhia de Santos Reis” ou Romaria, e nós, romeiros. Mas não importa ser qualquer coisa, até menos do que palhaços e foliões do Divino Santos Reis, é muito importante para nós que adoramos, devemos até mesmo nos orgulhar por sermos assim considerados, porém no bom sentido.

As características da maneira que praticam, há pouca diferença de um grupo para outro; ocupam geralmente de dez a doze figuras tais como: mestre, contra-mestre, contrato, tala, contra-tala, caceteiros; ou ainda: embaixador, contra-mestre, terceira voz, quarta voz, quinta voz e sexta voz. Os instrumentos são: viola, violão, violinos, cavaquinhos, caixas e pandeiros, executados pelos componentes do grupo. Também o Capitão, o Coronel e a bandeira. Os componentes dos grupos devem ser sempre pessoas de boa formação religiosa e cristã, bem preparadas para o lugar que ocupam e que saibam respeitar, não só os Três Reis Magos, mas também os devotos visitados pela Bandeira. O que faz desaparecer a má impressão de alguns menos esclarecidos, pelo nome de “Folia de Reis”.

 


OBSERVAÇÃO  -  O TEMPO

 

O tempo nos trouxe um tempo no qual não há mais tempo, como havia em outros tempos.

A evolução dos tempos foi tanta que mudou o comportamento da natureza, quase que em todos os sentidos, de um modo geral, no comércio, na indústria, na lavoura, na pecuária, na cultura, na arte musical clássica, popular e sertaneja, até mesmo na igreja houve evolução.

Quase que em todos os sentidos houve mudanças e aperfeiçoamentos importantes. Mas, por incrível que pareça, a prática da Folia de Santos Reis, vulgarmente assim conhecida, está quase naquilo que os nossos antepassados praticavam, isto é, o tempo dos nossos ancestrais.

Mas o tempo hoje não dá tempo para que pratiquemos aquilo que eles praticaram. Nós também podemos, sem perder a lógica, a ética e a tradição, evoluir. Há muito campo e espaços vazios para melhor aperfeiçoarmos, adaptando ao tempo em que vivemos.

Hoje, através do rádio, da televisão, temos grande oportunidade para mostrar a um povo mais evoluído, a realidade, a razão, o motivo e o porquê da crença de quem adora e festeja os três Reis Santos. Mas, para isso, é preciso termos conhecimentos do que estamos fazendo, procurando melhores entendimentos em algumas fontes sadias que ainda existem.

Para melhor perfeição devemos selecionar os componentes do grupo em capacidade artística, tanto vocal como instrumental, para que tenhamos um som mais perfeito e agradável e uma imagem de boa aparência em conformidade condizente com aquilo que estamos apresentando; mas que não sejam tão berrantes, com aparências carnavalescas.

O tempo nos trouxe o tempo de, às vezes, até mudarmos a data certa de saída das bandeiras, isto é, dia de Natal do Menino Jesus, ou seja, vinte e cinco de dezembro, para outra data que dê tempo suficiente para se realizar a festa. Esta mudança de época é geralmente por falta de tempo no tempo certo; é uma festa oriunda das zonas rurais (chácaras, sítios e fazendas) e, nessa época, o povo das lavouras está muito ocupado com o cultivo da terra, plantio e até mesmo algumas colheitas. Por essas razões concordamos com a mudança para outro tempo, que o tempo dê mais tempo para fazer a peregrinação necessária como se fosse em tempo hábil.

Isto são coisas que o tempo trouxe com o tempo, para o tempo em que vivemos.

 


 

PEQUENAS COISAS QUE PODEM E DEVEM SER CORRIGIDAS

 

              É muito comum os repórteres, jornalistas e animadores de programas de rádio e televisão, perguntarem como se originou a folia de Santos Reis ou a Festa de Reis. Quase sempre o entrevistado responde que esta festa vem do começo do mundo. Isso não se justifica, pois sabemos que o calendário judáico já tinha mais de quatro mil anos quando nasceu o Menino Jesus; e ela provém do Nascimento de Cristo.

               Perguntam também o que significam os palhaços. Alguns menos esclarecidos chegam ao absurdo de afirmarem até que representam o demônio. Ao invés de responderem que são simbólicos ao capitão e ao coronel que renunciaram às mordomias do palácio do rei Heródes, pela Fé e amor ao Menino Jesus, merecendo assim o nosso respeito.

Muitas vezes anunciam nos programas de rádio e televisão que vão cantar o Nascimento de Jesus; desta feita, os horários são limitados e não há tempo suficiente, e muito menos motivo para isto.

A afirmação de que os Magos chegaram praticando “reisado” ou folia de reis na manjedoura em Belém, também é falsa.

 O encontro que fazem do Rei com a Rainha na chegada da bandeira, no dia da festa, simboliza a chegada vitoriosa dos Magos em suas casas, quando suas senhoras saíram ao seu encontro e juntos festejaram.

 Espero que este pequeno livro não seja a semente da festa de Santos Reis e da sua maneira de praticar, porque para nós já é muito grande e muito antiga. Esperamos sim, que seja o começo de melhores conhecimentos, e uma gota do bálsamo divino para que a humanidade futura não deixe perecer nas trevas do esquecimento tão importante comemoração.

 

JOAQUIM MOREIRA DA SILVA

 


 

SENHORES MESTRES EMBAIXADORES:

 

            A parte versada deste não contém partitura musical.

            É do conhecimento de todos os senhores mestres que ela pode ser cantada em qualquer uma das toadas de seu repertório.

 

 

COMO TIRAR A BANDEIRA DA CASA DO FESTEIRO, NO DIA DA SAÍDA DA ROMARIA OU FOLIA DE REIS

  

Em nome de Deus começo

Nesta abençoada hora

Pai, Filho, Espírito Santo,

São José e Nossa Senhora

 

Pai, Filho, Espírito Santo

Dê-me voz para cantar

E também um ajudante

Para vim me ajudar

 

Louvado seja Meu Deus

Meu coração alegrou

Aqui está o contra-mestre

Os três Reis do Céu mandou

 

Meu Divino Santos Reis

Peço agora o ajudante

Na hora que precisar

Sua voz é importante

 

Venha agora estou chamando

O contrato e o caixeiro

Traz os vossos instrumentos

Peçam licença primeiro

 

Cantador da quarta voz

O da cinco e o da seis

Nesta hora de alegria

Vêm cantar para os três Reis

 

Capitão e Coronel

Não repare eu chamar

Se estiverem em condições

Também queiram apresentar

 

Numa bonita harmonia

Com licença do festeiro

Vamos dar o primeiro viva

Aos três Santos verdadeiro

 

Viva Deus primeiramente

Belchior e o Rei Gaspar

São José e Santa Maria

Viva o Rei Baltazar

 

Viva os reis do Oriente

E a linda estrela Guia

São José e Nossa senhora

E o filho de Maria

   


 

SALVAR O ALTAR E A BANDEIRA

 

Em nome de Santos Reis

Vamos tornar a cantar

Para salvar a Bandeira

E também o lindo altar

 

Com licença dos três Reis

Do festeiro e da festeira

Vamos salvar o altar

E a nossa santa Bandeira

 

Salvamos com devoção

São José e Santa Maria

A bandeira e os três Reis

E o vosso Santo Dia

 

Salvo os cinco mistérios

Daquele rosário bento

O sagrado catecismo

E os seus dez mandamentos

 

Salvo a Mãe Aparecida

Com seu manto cor de anil

Rainha dos brasileiros

Padroeira do Brasil

 

Virgem Mãe Aparecida

Residente lá no Norte

Tenha dó dos seus devotos

Nos mande saúde e sorte

 

Todos os santos do altar

Vamos salvar de uma vez

Em nome da Virgem Santa

E os poderes de Santos Reis

 

Salvo as flores de papel

E as rosas perfumadas

Efeitos do lindo altar

E da Bandeira sagrada.

 


 

CONVITE PARA O TERÇO

 

Nosso querido festeiro

O altar os Reis Salvaram

Agora faço um convite

Os três Reis é que mandaram

 

Eu convido o Capelão

E também seus companheiros

Para rezar o Santo Terço

Aos três Santos verdadeiros

 

Convido todos os devotos

Que aqui estão presentes

Para rezar o Santo terço

Aos três Reis do Oriente

 

Vamos pedir aos três Reis

E também para a Bandeira

Saúde a todos nós

P’ro festeiro e a festeira

 

Pediremos a Santos Reis

Com bastante devoção

Nos guiar por bons caminhos

Onde não há tentação

 

Com a bandeira dos três Reis

No mundo vamos passear

Pediremos a estrela Guia

Para nos iluminar

 

Este mundo é muito bom

Mas é muito perigoso

Tem bastante gente boa

Mas tem alguns invejosos

 

Cantando também pedimos

Aos três Reis do Oriente

Conservar as nossas vozes

Para não ficar doente

 

Pai, Filho, Espírito Santo

Os meus versos terminaram

Agora rezemos o terço

Os três Reis do Céu mandaram.

    


 

COMO OFERECER A SANTOS REIS

 

Bendito louvado seja

São José e Santa Maria

Deus Menino e os três Reis

E a linda Estrela Guia

 

Ofereço a Santos Reis

Nossa Santa Oração

Tenha dó de nós devotos

Mande do Céu a bênção

 

Em nome de Santos Reis

Agradeço ao Capelão

Por rezar o Santo Terço

Com bastante devoção

 

A todos que aqui oraram

Aos três Reis do Oriente

A bandeira deixa sorte

E saúde de presente

 

Capitão e Coronel

Outro viva vamos dar

Viva a Santa Bandeira

Que com nós vai passear.

 


 

COMO PEDIR A BANDEIRA PARA A SAÍDA DA CASA DO FESTEIRO

 

Agora nobre festeiro

Não repare eu mandar

A nossa Santa Bandeira

Tire ela do altar

 

A porta do Céu abriu

Alegrou o mundo Inteiro

Nossa Bandeira saiu

Está nas mãos do festeiro

 

Com ela vamos viajar

Por onde os devotos moram

Cumprir o que foi escrito

Por Deus e Nossa Senhora

 

Segurando a Bandeira

Dos três Reis do Oriente

O senhor nos apresente

Quem vai ser nosso Gerente

 

O festeiro apresentou

Seu fulano para Gerente

O ciclano é o Escrivão

Vai prestar conta-corrente

 

Coronel e Capitão

Pergunte para o festeiro

Qual é o dia da festa

Dos três Santos verdadeiros

 

Para fazer o convite

A quem vamos visitar

Pergunte a hora do terço

E da Bandeira chegar

 

Viva nossos três Reis Santos

E o dia seis de Janeiro

Outro viva à Rainha

E viva nosso Festeiro.

 


 

DESPEDIDA PARA SAIR COM A BANDEIRA

 

Os três Reis do Oriente

Estão querendo viajar

Vamos despedir cantando

Para nos arretirar

 

Vamos despedir cantando

Com amor e muita fé

P’rá voltar no dia da festa

Isto é, se Deus quiser

 

Despedimos com carinho

Da Festeira e do Festeiro

Voltamos se Deus quiser

No dia seis de janeiro

 

Despedimos com amor

Como fez Cristo em Belém

Quem ficar fique com Deus

E com Deus vamos também

 

Quero agora agradecer

Com muita satisfação

Os enfeites da Bandeira

E também dos Folião

 

Aproveitando eu agradeço

Sua bondosa família

Os agrados que fizeram

Para a nossa companhia

 

Encerrando eu convido

A assistência educada

P’rá voltar no dia seis

Assistir nossa chegada

 

Como fez Cristo em Belém

Sairemos passo a passo

Até o dia da festa

Aqui fica nosso abraço

 

Cantando peço licença

Do Festeiro e da Festeira

Para nos arretirar

Levando a Santa Bandeira

 

Capitão e Coronel

Está na hora da saída

Vamos beijar a Bandeira

A bênção da despedida

 

Viva o viva derradeiro

Todos com muita alegria

Até o dia da festa

Quando chegar o seu dia

  


 

SAUDAÇÃO AO PRIMEIRO DEVOTO

 

Como vai nobre senhor

Como é que vai passando

De saúde como está

E também de fim de ano

 

Este primeiro devoto

Que a Bandeira encontrou

P’rá salvar e por bênção

Nossa Bandeira parou

 

Os três Reis lhe dê a bênção

E nós pedimos um presente

Para festejar o dia

Dos três Reis do Oriente

 

Os três Reis lhe pedem oferta

Mas não pede quantidade

Com prazer nós agradece

Até a boa vontade

  


 

A G R A D E C I M E N T O

 

Agradeço com prazer

Sua oferta é a primeira

Que ganhou nossos três Reis

Na saída da Bandeira

 

Os três Reis do Oriente

E o Senhor São Benedito

Lá no seu Livro sagrado

Já tem o seu nome escrito

 

Em nome de Santos Reis

O nosso muito obrigado

Para o terço e para a festa

O senhor é convidado.

  


 

PEDINDO OFERTA DE UMA SENHORA

 

Boa tarde, nobre Dama

Tarde com muita alegria

De saúde como estão

A senhora e a família

 

Segurou nossa Bandeira

Esta devota Senhora

Os três Reis vão abençoar

A casa que ela mora

 

Devota dos três Reis Santos

Agora chegou a vez

De pedir a sua oferta

Para a festa dos três Reis.

  


 

COMO  AGRADECER

 

Fez oferta para a Bandeira

Alegre e muito contente

Merece a Santa Bênção

Dos três Reis do Oriente

 

Os três Reis deixam saúde

P’rá senhora é uma beleza

A saúde neste mundo

Tá sendo a maior riqueza

 

Agradeço a sua oferta

Em nome de Santos Reis

A senhora é convidada

Para a festa do dia seis.

 


 

OUTRA OFERTA DA MESMA DEVOTA

 

Dando prova que é devota

Do divino Santos Reis

Segurando na Bandeira

Fez oferta outra vez

 

Assim mesmo é que se faz

Quem adora Santo Reis

Quando encontra uma Bandeira

Faz oferta muitas vez

 

Agradeço a sua oferta

Deus lhe dê muita alegria

E também muita saúde

P’rá senhora e a família.

 


 

PEDINDO OFERTA DE UMA JOVEM

 

P’rá fazer a sua oferta

Uma linda senhorita

Segurou nossa Bandeira

Nesta hora tão bonita

 

A Bandeira em suas mãos

Veja como está contente

P’rá fazer uma linda festa

Tá pedindo o seu presente.

  


 

A G R A D E C E N D O

 

A sua bonita oferta

Está cobertinha de véu

Os três Reis tão escrevendo

O seu nome lá no Céu

 

Os três Reis do Oriente

Todos três são milagrosos

P’rá sua felicidade

Vão lhe dar um bom esposo

 

Agradeço a sua oferta

Deus lhe dê felicidade

E também muita saúde

E uma boa mocidade.

 


 

DE UMA CRIANÇA

 

 Nos braços de sua mãe

O devotinho inocente

P’rá ajudar fazer a festa

Também fez o seu presente

 

Os três Reis abençoados

Eles vão lhe abençoar

P’rá mamãe vão dar saúde

Para ela lhe criar

 

Agradeço a sua oferta

Deus lhe dê bastante sorte

E também muita saúde

P’rá formar um moço forte.

 


 

DE OUTRA DORMINDO

 

Lá no berço o devotinho

Dormindo o sono inocente

Com certeza está sonhando

Com os Reis do Oriente

 

Quando ele for na escola

No tempo de estudar

Os três Reis são professores

Vêm do Céu p’rá lecionar

 

Agradeço sua oferta

Deus lhe pague o seu presente

Deus lhe dê felicidade

P’rá mamãe viver contente.

 


 

OFERTA DE UM FILHO NO TRABALHO

 

O seu filho trabalhando

P’rá senhora é uma beleza

É sinal que tem saúde

E saúde é uma riqueza

 

Nós pedimos a São José

Que também foi operário

Abençoar o seu serviço

E também o seu salário

 

Agradeço a sua oferta

Em nome do filho amado

Dê lembrança para ele

E o nosso muito obrigado.

 


 

OFERTA DE UMA DEVOTA DOENTE

 

Não está passando bem

Esta devota senhora

Nós pedimos a Deus com Fé

Para os Reis lhe dar melhora

 

Os três Reis são milagrosos

Ninguém queira duvidar

Doente desenganado

Eles fazem levantar

 

Agradeço a sua oferta

Os três Reis vão lhe ajudar

Eles vão lhe dar saúde

A senhora vai sarar.

 


  

OFERTA DE UMA SENHORA PAGANDO UMA PROMESSA

 

Esta senhora devota

Com certeza certa vez

Por certas coisas do mundo

Se apegou com os três Reis

 

Com certeza foi valida

Veja como está contente

Se ajoelhou com a Bandeira

P’rá fazer o seu presente

 

Está paga a sua conta

Pode levantar do chão

Agradeço a sua oferta

Os três lhe dê bênção.

 


 

TRÊS DEVOTOS DE UMA SÓ VEZ NA BANDEIRA

 

Três devotos na Bandeira

Dos três Reis do Oriente

P’rá ajudar fazer a festa

Juntos fizerem presente

 

Os três Reis nesta Bandeira

Lá no Céu as Três Marias

Eles guiarão seus Passos

Quer de noite, quer de dia

 

Agradeço a sua oferta

Deus lhe dê muita alegria

Desejo que ambos vivam

Na mais perfeita harmonia.

  


 

A QUEM OFERECE UMA AVE

  

Em nome desta bandeira

Agradeço sua prenda

Suas aves no terreiro

Os três Reis do Céu defenda

 

O Senhor São Sebastião

O Santo que foi guerreiro

Vem do Céu para defender

Toda peste do terreiro

 

Agradeço a sua prenda

Deus lhe dê felicidade

E aumente suas aves

Numa grande quantidade.

 


 

A QUEM OFERECE MANTIMENTO

 

A oferta do senhor

P'ro jantar do dia seis

Serve p’rá servir na mesa

Dos devotos dos três Reis

 

Os três Reis do Oriente

E o Divino Sacramento

Vão mandá chuva abundante

P'rá formá seus mantimentos

 

Com prazer agradecemos

Pedindo a Santa Teresa

P’rá lhe dá muita fartura

P'ro senhor por na mesa.

 


 

A QUEM OFERECE UMA PRENDA, EXEMPLO UMA LEITOA

 

A nossa Santa Bandeira

Ganhou um rico presente

Repare meus foliões

Como ela está contente

 

A oferta do senhor

P'ro festeiro é uma beleza

É mistura de primeira

P’rá servir na sua mesa

 

Agradeço a sua oferta

O nosso muito obrigado

P’rá jantar em nossa mesa

O senhor é convidado.

 


   

OUTRA DA MESMA NATUREZA, UMA NOVILHA

P’rá tratar dos convidados

Do Divino Santos Reis

Vejam só que rica oferta

Que este devoto fez

 

Os três Reis descem do Céu

Com eles o Senhor São Bento

P’rá tirar das invernadas

Todos bichos peçonhentos

 

Agradeço a sua oferta

Os três Reis lhe dê bênção

Deus aumente sua sorte

E toda sua criação.

 


 

UMA OFERTA EM SEGREDO, PAGANDO UMA INTENÇÃO

 Existe uma lenda antiga

Que devemos acreditar

Deus entende a voz da alma

Não é preciso gritar

 

A oferta do senhor

Com a voz do coração

Os três Reis estão cientes

Qual é a sua intenção

 

Agradeço a sua oferta

Os três Reis vão lhe atender

Seus problemas bom devoto

Eles podem resolver.

 


 

OUTRA OFERTA EM NOME DA COMPANHIA

 

Em nome da Companhia

P’rá Bandeira fez presente

O nosso muito obrigado

Ficamos muito contente

 

Eu fiquei muito feliz

Com todos meus companheiros

Deus aumente a sua sorte

E também o seu dinheiro

 

Agradeço o seu presente

Deus lhe dê felicidade

Deus aumente o seu valor

E também nossa amizade.

 


 

DE UM PAI PARA UM FILHO, EM MEMÓRIA

  

Ele estava imaginado

Veja de que se lembrou

Daquele querido filho

Que do mundo Deus levou

 

Seu filho ficou doente

Não teve quem lhe curou

Não foi falta de recurso

É que o seu dia chegou

 

Desejamos a salvação

Ao filho que Deus levou

Levante com a Bandeira

Os três Reis lhe abençoou.

  


 

DE UM FILHO A UM PAI, EM MEMÓRIA

  

Alembrou do vosso pai

Com certeza tem saudade

Dos conselhos que lhe dava

E sua grande bondade

 

Os três Reis levou pro céu

Quem tá lá está feliz

Jesus sabe o que Ele faz

Nós não sabemos o que diz

 

O seu pai está no céu

Quem levou foi Santos Reis

Levante com a Bandeira

O senhor fez sua vez.

  


 

DE UM FILHO À SUA MÃE, EM MEMÓRIA

Alembrou de sua mãe

Com razão sente saudade

Das bênçãos que ela lhe dava

Seus carinhos e a bondade

 

Neste mundo a sua mãe

Era rainha do amor

Hoje lá no Paraíso

Sua alma é uma flor

 

Reze a ela um Pai-Nosso

Com amor e devoção

Em nome de sua mãe

Os três Reis lhe dê bênção.

  


 

  DE UM FILHO AO SEU PAI, SUA MÃE E UM IRMÃO, EM MEMÓRIA

  

Coitado deste devoto

Quantos golpes já sofreu

Não tem pai e não tem mãe

Um irmão também morreu

 

Devoto dos três Reis Santos

Um conselho vou lhe dar

Jesus sabe o que faz

É preciso conformar

 

Os três Reis levou pro Céu

Naquele lindo lugar

A gente pensando bem

Tá feliz é quem tá lá.

 


 

  COMO AGRADECER ENFEITES DA BANDEIRA

A Bandeira dos três Reis

Ganhou um lindo presente

Os três Reis se alegraram

Veja como estão contentes

 

A alma desta devota

Quando deste mundo for

Lá no Céu será uma rosa

No jardim do Criador

 

Enfeitou nossa Bandeira

Ficou muito mais bonita

Agradeço o lindo enfeite

Deus lhe pague as suas fitas.

  


 

SALVAR ENFEITES NO TERREIRO

  

Dando prova que é devoto

Veja só o que ele fez

Enfeitou o seu terreiro

P’rá esperar nossos três Reis

 

Salvo as flores do jardim

E os enfeites de papel

Em nome dessa Bandeira

Dos três Reis e São Miguel

 

Já salvamos o lindo enfeite

Os três Reis já pôs bênção

Agora nos dê licença

P’rá entrá lá no salão.

    


 

SALVAR UMA IGREJA

 

Deus te salve Casa Santa

Onde Deus fez a morada

Onde mora o Cálice Bento

E a Hóstia consagrada

 

Salvamos a Casa de Deus

Casa de Nosso Senhor

Também salvo o Cristianismo

E Jesus, o Criador

 

Salvamos o Padroeiro

Bendito Louvado seja

Simão, Pedro, o pescador

Primeiro chefe da lgreja.

  


 

SALVAR UM CRUZEIRO

  

Deus te salve Cruz bendita

Mora no campo sereno

Onde foi crucificado

Bom Jesus, o Nazareno

 

Em nome dos três Reis Santos

Salvamos o lenho sagrado

Onde Jesus morreu

P’rá remir nossos pecados

 

Salvamos as horas benditas

Que Jesus nela viveu

Também salvo as iniciais

Do grande Rei dos Judeus.

 


 

SALVAR OUTRA ROMARIA DE SANTOS REIS

QUANDO SE ENCONTRAM

Nossa Bandeira parou

Temos muito que cantar

Encontramos outra Bandeira

Neste bonito lugar

 

Meus colegas e companheiros

Está aí em nossa frente

Outra linda romaria

Dos três Reis do Oriente

 

Meu colega Embaixador,

Como é que vão passando?

Como estão de saúde,

Pelo mundo viajando?

 

O nosso maior desejo

É que estejam todos fortes

Na Santa Paz dos três Reis

E Aparecida do Norte

 

Eu e meus companheiros

Com saúde felizmente

Alegre e sempre cantando

Para os Reis do Oriente

 

Em nome dos três Reis Santos

Vamos cruzar as Bandeiras

Para nós poder salvar

Sua santa companheira

 

As Bandeiras se abraçaram

E também as suas fitas

Reparem, Oh meus senhores,

Como elas estão bonitas

 

Os três Reis pediu licença

Quando chegaram em Belém

P’rá salvar a sua Bandeira

Licença peço também

 

Salvamos as duas Bandeiras

Belchior e o Rei Gaspar

Também os dois bandeireiros

E viva o Rei Baltazar

 

Salvo em nome dos três Reis

O Capitão e o Coronel

Suas fardas e as espadas

Os seus quepes ou seus bonés

 

Salvo o Mestre e o Contra-mestre

E todos os seus instrumentos

Toda sua Companhia

E o lindo acompanhamento

 

Meu colega Embaixador

Os meus versos terminaram

Pode fazer suas vezes

Os três Reis foi quem mandaram

 

Capitão e Coronel

É bonito é natural

Dê seu viva ao lindo encontro

Viva todos em geral.

  


 

COMO CANTAR NOVAMENTE DEPOIS DA SAUDAÇÃO

DO OUTRO EMBAIXADOR, TAMBÉM ATUALIZADO

Grande Mestre dê licença

Para nós tornar a cantar

Queremos lhe agradecer

P’rá depois cumprimentar

 

As nossa duas Bandeiras

O bom Mestre separou

Adorei o seu trabalho

Obrigado Embaixador

 

Temos muito que andar

Por onde os devotos moram

Mas antes faço um convite

Aproveitando a boa hora

 

Em nome do meu Festeiro

Com prazer e alegria

Lhe convido pare a festa

E toda sua Companhia

Nossa festa, meu senhor,

É dia seis de janeiro

A sua presença lá

E festa para o festeiro

 

Convido vosso festeiro

Para com nós festejar

Nosso festeiro lhe espera

Nós também vamos esperar

 

Convido vosso festeiro

E também vossa festeira

Para a festa e o terço

Na chegada da Bandeira

 

Mais ou menos meio-dia

A Bandeira vai chegar

Com prazer nós esperamos

Por favor, não vão faltar

 

Em nome desta Bandeira

Peço com muito respeito

Para todos perdoar

Nossas faltas e meus defeitos

 

Desse nosso lindo encontro

O senhor queira entregar

Lembrança ao vosso festeiro

Quando com ele encontrar

 

Para mais abrilhantar

Esta nossa saudação

Ao terminar vossos versos

Queremos pegar na mão

 

Depois continuaremos

Com Deus e Nossa Senhora

Passando com a Bandeira

Por onde devotos mora

 

Capitão e Coronel

Dê um viva derradeiro

Viva as duas Companhias

E também os dois Festeiros.


 

COMO PEDIR POUSO

  

A nossa Santa Bandeira

Aqui fez outra parada

P’rá salvar mais um devoto

Que encontramos na chegada

 

Por aqui estão chegando

A Bandeira e Companhia

Como vai, nobre senhor

E sua nobre família

 

Espero que estejam bem

Com saúde e todos fortes

A nossa Santa Bandeira

P’rá família trouxe sorte

 

Eu e meus companheiros

Com a Bandeira viajando

Para os Reis do Oriente

Alegres vamos cantando

 

Para chegar em Belém

Os três Reis pediu licença

Com licença do Senhor

Quero entrar na residência

O senhor leva a bandeira

Nós iremos acompanhando

Os três Reis entram na frente

O seu lar abençoando

 


 

COMO PEDIR REFEIÇÃO

Louvado seja meu Deus

Acabamos de chegar

Onde a Bandeira queria

Neste bonito lugar

 

A Bandeira entrou salvando

Os foliões também salvou

O senhor com a família

Os três Reis abençoou

 

Em nome dessa Bandeira

Que está na sua mão

Vou contar nossa história

Queira prestar atenção

 

Nós andamos pelo mundo

Com a Bandeira dos três Reis

P’rá pagar uma promessa

Que o nosso Festeiro fez

 

Por saber que é devoto

E que tem bom coração

Os três Reis lhe procuraram

P'ro senhor nos dar pensão

 

Peço janta e peço pouso

Para nossa Companhia

Para nós se descansar

Até o romper do dia

 

Os romeiros dos três Reis

São fáceis de hospedar

Nós não temos cerimônia

Não precisa se apertar

 

Comemos o que por na mesa

Na hora que nos mandar

Nos tirando do sereno

Dormimos em qualquer lugar

 

Tudo quanto lhe pedi

Foi em nome dos três Reis

Nos responda se aceitou

O pedido que nós fez.

  


 

DEPOIS DA RESPOSTA POSITIVA

Louvado seja meu Deus

O devoto aceitou

Os três Reis ficaram contentes

Meu coração se alegrou

 

Todos os nossos instrumentos

O senhor queira guardar

Amanhã quando eu pedir

Por favor queira entregar

 

A farda do Coronel

E também do Capitão

Pro senhor vou entregar

Guarde a máscara e o facão

 

Depois que a Santa Bandeira

Abençoar a Companhia

O senhor queira guardar

A estrela da nossa Guia

 

Da nossa Santa Bandeira

Com amor e muita Fé

Vamos nós pedir a bênção

Até amanhã, se Deus quiser

 

Meus colegas e companheiros

Meus versos estão terminados

Boa noite e bom descanso

Por hoje estão dispensados

 

Terminamos dando um viva

Todos com muita alegria

Até amanhã se Deus quiser

Quando vier um novo dia.

 


 

COMO CUMPRIMENTAR DE MANHÃ

Pai, Filho e Espírito Santo

Já raiou o novo dia

Em Belém tocou o sino

Reuniu a Companhia

 

Hoje quando o sol nasceu

Todo mundo clareou

Iluminou sua morada

Onde a Bandeira pousou

 

Como passaram de ontem

Meus colegas folião

Pelo jeito que se vê

Felizmente todos bão

 

E o senhor dono da casa

Cumprimenta a Companhia

De ontem como passaram

O senhor com a família

 

Louvado seja meu Deus

Felizmente todos bem

Os três Reis nos abençoou

Os anjos que digam amém.

 


 

COMO PEDIR A BANDEIRA

 

E agora meu senhor

Não repare eu perguntar

Onde está nossa Bandeira,

Que entreguei para guardar?

 

Deve estar em vosso quarto

Quero vê-Ia em suas mãos

Traga ela aqui na sala

P’rá ela nos dar bênção

 

Ela é minha professora

Sem ela não sei cantar

Quero ver na nossa frente

Para os Reis nos abençoar

 

Louvado seja meu Deus

A porta do Céu abriu

A Bandeira apareceu

Os três Reis p’rá nós sorriu

 

Capitão e Coronel

Se estiverem em condição

Também queira apresentar

Para a Bandeira por bênção

 

Em nome de Santos Reis

Está formada a Companhia

Pediremos na Bandeira

A bênção do novo dia

 

Com licença meu senhor

Vamos mudar de toada

Para nós pedir a bênção

Desta Bandeira sagrada.

  


 

APÓS BEIJAR A BANDEIRA

  

Nesta hora de alegria

Nossa Bandeira sagrada

Abençoou a Companhia

E os donos desta morada

 

Capitão e Coronel

Lhes peço por gentileza

Pergunte a esse senhor

Quanto foi nossa despesa

 

Em nome de Santos Reis

Quem lhe pede é o gerente

P’rá levar para o festeiro

A sua conta corrente.

 


 

COMO AGRADECER CANTANDO

 

Oh, meu Deus, quanta bondade

Veja que devoto bom

Não cobrou nossa despesa

Nosso pouso e refeição

 

Vamos agradecer cantando

Tudo quanto ele fez

Para nossa Companhia

Por gostar de Santos Reis

 

Primeiramente agradeço

A gostosa refeição

Com toda sinceridade

Nunca vi coisa tão bom

 

O senhor São Benedito

Protetor do cozinheiro

Parece que veio do Céu

Ajudar a fazer o tempero

 

Agradeço a refeição

Tudo quanto pôs na mesa

Em nome de Santos Reis

E a Virgem Santa Teresa

 

Também quero agradecer

O toalhado e os talheres

A sua boa vontade

E o trabalho das mulheres

 

O café que nos serviu 

E a gostosa sobremesa

Quem lhe paga é Santos Reis

Dando fartura e riqueza

 

Nós pedimos aos três Reis

E ao mártir São Sebastião

Para não deixar faltar

O vosso sagrado pão

 

O senhor com a família

Nunca há de sofrer fome

E no Céu terá uma ceia

Na mesa que os anjos come.

 


 

COMO AGRADECER O POUSO

 

Foliões e companheiros

Todos com muita alegria

Vamos agradecer cantando

O pouso da Companhia

 

De tão bem que nós dormimos

Eu sonhei com os três Reis

Também com sua família

E os agrados que nos fez

 

Nos deu janta, nos deu pouso

E também muitos agrados

Em nome desta Bandeira

Meu melhor muito obrigado

 

Agradeço as suas camas

Os colchões e o lençol

Onde nós descansamos

Até ao sair do sol

 

O pouso do Coronel

 E também do Capitão

Quem lhe paga é Santos Reis

E eles está em suas mãos

 

Por guardar nossa Bandeira

Na sombra de sua casa

Os anjos lhe dê um descanso

Nas sombras de suas asas

 

Por guardar os instrumentos

Viola, caixa e pandeiro

Quem lhe paga é São Gonçalo

Que também foi violeiro

 

De manhã na sua mesa

Nos serviu um bom café

Os três Reis lhe dê fartura

Com certeza o senhor qué

 

O café na sua mesa

Nunca há de lhe faltar

Para agradar suas visitas

Quando vêm lhe visitar

 

Agradeço seu trabalho

E a sua grande bondade

Pedindo a Santos Reis

Lhe mandar felicidade

 

Terminando eu agradeço

Tudo junto de uma vez

O que fez para a Companhia

Por gostar de Santos Reis

 

A sua alma bondosa

Quando deste mundo for

Lá no Céu terá um descanso

Num Iindo berço de flor

 

Agora peço licença

Para nós nos retirar

Lá frente tem devotos

Esperando nós chegar

 

Eu estava me esquecendo

Os três Reis me avisaram

Para entregar um recado

Que os festeiros mandaram

 

O recado é um convite

Da festeira e do festeiro

Para ir na nossa festa

No dia seis de janeiro

 

Mais ou menos meio-dia

A Bandeira vai chegar

Eu convido para o terço

E depois com nós jantar

 

E agora bom devoto

O senhor nos dá licença

Para nós nos retirar

Desta sua residência.

 


 

COMO CANTAR NO PRIMEIRO ARCO NO DIA DA FESTA

 

Louvado seja meu Deus

Custou muito mas chegou

O dia de Santos Reis

Que Maria abençoou

 

Repare meus foliões

Nossa Bandeira parou

Vejam só que lindo arco

A festeira preparou

 

Este arco representa

Sua primeira parada

Que fizeram os três Reis

Na viagem abençoada

 

Muita gente, muitas flores

Lindos arcos e bandeirinhas

É sinal que está bem perto

O reinado da Rainha

 

Com licença dos três Reis

Das senhoras e senhores

Vamos salvar o arco

Bandeirinhas e lindas flores

 

Deus salve lindo arco

Desde o alto até o chão

Salvo as flores perfumadas

Também as flores em botão

 

Salvamos primeiro o arco

Por onde vamos passar

Com a Bandeira dos três Reis

Para chegar no altar

 

Senhor Reis está querendo

Chegar no arco de lá

Capitão peça licença

Para nós atravessar

 

Capitão e Coronel

Neste momento sagrado

Dê um viva a Santos Reis

E também aos convidados

 


 

COMO CANTAR NO SEGUNDO ARCO

  

Senhor Reis com a Bandeira

Aqui parou novamente

Veja só que lindo arco

Encontraram ali na frente

 

Esta arco representa

Também a segunda vez

Que pararam no caminho

Em viagem os três Reis

 

Salvamos primeiro o arco

Agora salvo o segundo

E sinal que está bem perto

A Rainha e o Rei do mundo

 

Os três Reis andou passeando

De paragem em paragem

E agora estou chegando

De sua longa viagem

 

Por onde os três Reis andaram

Convidou seu povo amado

Para assistir a sua festa

Vejam quantos convidados

 

Este é o segundo arco

Que encontrou o senhor Reis

Deus te salva arco de flor

E Deus salve quem te fez

 

Este arco é o portão

Me parece estar trancado

Vamos chamar a Rainha

Abrir o portão sagrado

 

Capitão e companheiros

Chegou a vez do senhor

Vai levar uma embaixada

Que o senhor Reis mandou

 

Vai dizer para a Rainha

Que os Reis estão chamando

Aqui no segundo arco

Nós estamos esperando

 

Diga a ela por favor

Não fazer muita demora

É que muita gente espera

Aqui do lado de fora

 

Vai com Deus em boa hora

Queira fazer meu mandado

Acompanhe a nobre Dama

Seja dela um bom criado

  


 

COMO SALVAR A RAINHA

  

Já está em nossa frente

A Rainha atendeu

Cantam os anjos de alegria

O sino do Céu bateu

 

Nobre Dama dê a chave

Esse arco está trancado

Dê licença ao Capitão

Para abrir o arco fechado

 

Peça licença primeiro

Não repare eu mandar

Desate o laço de fita

P’rás bandeiras se encontrar

 

A Bandeira da Rainha

Está linda, está bonita

Com a nossa se abraçou

Misturaram sua fitas

 

Senhor Rei com a Rainha

Com carinho e com amor

Fizeram um lindo encontro

Dentro de um arco de flor

 

As Bandeiras se encontraram

No ar estão suspensas

Agora vamos salvar

Rainha nos dê licença

 

Em nome de Deus menino

E a sua Santa Lapinha

Salvo a Bandeira dos Reis

E a Bandeira da Rainha

 

Salvo em nome dos três Reis

As coroas imperial

Salve o arco triunfante

E o arco principal

 


 

SAUDAÇÃO DO EMBAIXADOR À RAINHA

Como vai nobre Rainha

Como é que está passando

Como vamos de saúde

Também de novo ano

 

Eu e meus companheiros

Que de outras terras vêm

Apenas muito cansados

Mas com saúde também

 

Encontramos bons devotos

Pelo mundo onde andamos

Só havia gente boa

Gente ruim não encontramos

 

Nós fomos bem recebidos

E muito bem hospedados

Muita gente nos seguia

Fomos bem acompanhados

 

Dos devotos e das devotas

Até mesmo as crianças

Mandaram para a Rainha

Presentes e lindas lembranças

 

Entregamos seu convite

Por onde fomos passando

Ficaram todos contentes

Vejam como estão chegando

 

Agora peço licença

P’rá pegar em suas mãos

Quero lhe cumprimentar

E todos os meus foliões

 

E depois nos dê licença

Queremos atravessar

Por favor vire a bandeira

Ela agora vai voltar

 

Agora damos um viva

Depois vamos mais p’rá frente

Salvar o terceiro arco

Com os Reis do Oriente

 


 

COMO SALVAR O TERCEIRO ARCO

 

Na sombra desta Bandeira

Vamos cantar outra vez

Salvando o terceiro arco

Que a nobre Rainha fez

 

Este é o terceiro arco

Representa muito bem

Sua terceira parada

A caminho de Belém

 

Deus salve meus senhores

Senhoritas e senhoras

Deus te salve arco de flor

Neste terreiro de glória

 

Parando de arco em arco

No meio das bandeirinhas

Devagar vamos chegando

Viva o Rei e a Rainha

 

Viva a festa dos três Reis

Esta linda maravilha

E viva o seis de janeiro

Este tão bonito dia

 

Viva o primeiro arco

Agora viva o segundo

Vamos passar o terceiro

Para ver o rei do mundo.

 


 

COMO CANTAR NO PRESÉPIO OU NO ALTAR

 

A Bandeira dos três Reis

Custou muito mas chegou

Na frente da manjedoura

Onde está Nosso Senhor

 

Belchior, Baltazar

E Gaspar, Reis do Oriente

Chegaram para adorar

Jesus Cristo Onipotente

 

Pois os seus tronos deixaram

Sem sentir nenhum pesar

Pela grande fé que tinham

De Jesus vir adorar

 

Sobre as portas de Belém

Os mortais foram assistir

O nascimento de Deus

Que nossas culpas vai remir

 

Deixamos nossas moradas

E marchamos alegremente

Procurando Deus Menino

Com os Reis do Oriente

 

Agora pedimos a bênção

Do nosso Pai Verdadeiro

É Ele quem deu a luz

Que ilumina o mundo inteiro

 

Salvamos primeiramente

São José e Santa Maria

E o Grande Prometido

Deus menino, Rei Messias

 

No dia seis de janeiro

Mais ou menos meio-dia

Encontram em Belém

Jesus, filho de Maria

 

Os três Reis se ajoelharam

Todos três com alegria

Adoraram Deus Menino

São José e Santa Maria

 

Vinte e cinco de dezembro

Deus Menino foi nascido

No dia seis de janeiro

Ele foi reconhecido

 

A bandeira viajou

Passeou no mundo Inteiro

E agora está chegando

Está nas mãos do Festeiro

 

Com licença do Festeiro

O terço vamos rezar

A bandeira dos três Reis

Colocamos no altar

 


 

CONVITE PARA UM TERÇO

 

Convidamos o Capelão

O Festeiro é quem mandou

P'rá rezar o Santo terço

A sua hora chegou

 

Meus senhores e senhoras

Todos estão convidados

P’rá rezar o terço

Neste momento sagrado

 

Convido todos devotos

Que a bandeira visitou

E até mesmo os voluntários

Que aqui se apresentou

 

Meus amigos e companheiros

Os meus versos terminaram

Vamos nós rezar o terço

Os três Reis é que mandaram

 


 

  COMO OFERECER O TERÇO A SANTOS REIS

 

Bendito louvado seja

Jesus Cristo Onipotente

Bendita seja Maria

E os três Reis do Oriente

 

Os cinco Mistérios Bentos

Do Rosário de Maria

Ofereço a Santos Reis

E à linda estrela Guia

 

Entregamos com amor

Aos três Reis do Oriente

Vão levando para o Céu

Este bonito presente

 

O Festeiro e a Festeira

Filhos da Virgem Maria

Pagaram para os três Reis

Aquilo que lhes devia

 

Em nome dos três Reis Santos

Agradeço alegremente

A todos que aqui oraram

Aos três Reis do Oriente

 

Viva o Reis e Rainha

Eles estão muito contentes

Por pagar o que devia

Para os Reis do Oriente

 


 

COMO SALVAR AS MESAS

 

Agora Nobre Festeiro

Queremos ver outra vez

Enfeitando vossos braços

A Bandeira dos três Reis

 

Com carinho e com amor

Tire ela do altar

Vamos levá-la na mesa

Para os Reis abençoar

 

Meus amigos e companheiros

Vejam só quanta beleza

Reparem quanta fartura

O Festeiro pôs na mesa

 

Deus te salve refeitório

Ricamente ornamentado

Que o Festeiro preparou

P’rá servir os convidados

 

Salvo as toalhas e os talheres

As copeiras e os copeiros

Salvo em nome dos três Reis

Cozinheiras e cozinheiros

 

Salvo a água, salvo o vinho

Em nome da Santa Cruz

Em nome dos doze Apóstolos

E a Ceia de Jesus

 

Aquela sagrada ceia

Jesus Cristo abençoou

E as mesas do Festeiro

Os três Reis do céu salvou

 

Capitão e Coronel

A Bandeira vai voltar

Mas antes daremos um viva

Neste tão lindo lugar

 

Vamos levá-la no altar

E lá fica descansando

Depois vamos coroá

Os festeiros do outro ano.

 


 

COMO PASSAR A COROA DO REIS

 

Novamente companheiros

Cada um em seu lugar

Quem nos chama é Santos Reis

P’rá nós torná a cantar

 

Vamos procurar cantando

Outro Festeiro de Reis

Para o ano que vem

Festejar o dia seis

 

Senhor Reis sua missão

Chegou ao ponto final

Peço em nome da Bandeira

Sua coroa Imperial

 

Antes quero agradecer

Esta grande majestade

Hoje deixa seu trono

Deixando muita saudade

 

O palhaço da direita

Peça licença também

Como fez os três Reis Santos

Quando chegaram em Belém

 

Retiro sua coroa

Com ela vai procurando

Outro Festeiro de Fé

P’rá festa do outro ano

 

O palhaço da esquerda

Ele vai acompanhar

Ajudando o companheiro

Outro Festeiro encontrar

 

Louvado seja meu Deus

Vamos ter festa outra vez

Os palhaços encontraram

Outro Festeiro dos Reis

 

Viva o novo Festeiro

P’rá festa do outro ano

E viva o nosso Festeiro

Que hoje está festejando

 

Viva o nosso Festeiro

Que este ano festejou

E viva o Festeiro novo

Que os palhaços coroou.

 


 

COMO PASSAR A COROA DA RAINHA

 

O Festeiro encontramos

Vamos procurar a Festeira

P'ro outro ano que vem

Festejar esta Bandeira

 

Nossa bondosa Festeira

Cumpriu a missão que tinha

Agora queira entregar

Sua coroa Rainha

 

Foi Rainha desta festa

E é rainha da bondade

Hoje deixa o seu trono

Deixando muita saudade

 

Pedir perdão é humano

Rainha nos dê o perdão

Se não fomos bons criados

Faltando com a obrigação

 

O palhaço da esquerda

Faça um trabalho perfeito

Retire a sua coroa

Com carinho e com respeito

 

O palhaço da direita

Ajude seu companheiro

Ele também ajudou

Procurar o novo Festeiro

 

Não se esqueça companheiro

Peça licença também

Procure outra Festeira

Para o ano que vem.

 


 

COMO SALVAR A NOVA RAINHA

 

Vejam bem nossa bandeira

Como ela se alegrou

A Festeira para o ano

Os palhaços encontrou

 

Vamos dar mais outro viva

Os três Reis é quem mandou

Este viva é p’rá Festeira

Que este ano festejou

 

Nossa querida Festeira

Aceite os parabéns

Os três Reis lhe dê saúde

Os anjos que digam amém

 

Viva o Reis e a Rainha

Deste ano festejado

E viva os do outro ano

Que estão sendo coroado

 

Nossa querida Festeira

Que tão bem nos atendeu

Também pedimos perdão

Se algum de nós lhe ofendeu

 

Do Festeiro e da Festeira

Nós vamos sentir saudade

Dos carinhos e os agrados

Da sua grande bondade

 

Meus três Reis do Oriente

Fique com este casal

Multiplique sua sorte

Defendam de todo mal.

 


 

DESPEDINDO DA BANDEIRA

 

Vinte e cinco de dezembro

Os três Reis nos convidou

Com eles nós viajamos

Pelo mundo nós andou

 

Passando de casa em casa

Parando de mão em mão

Levamos sua Bandeira

Abençoar nossos irmão

 

Convidamos seus devotos

Todos vieram assistir

A festa de Santos Reis

Que para o céu vão subir

 

Despedimos da Bandeira

Dos três Reis do Oriente

E também de seus devotos

Que ainda estão presentes

 

Desta nossa companheira

Com amor e devoção

Vamos nós se despedir

E pedir sua bênção

 

Se fomos maus companheiros

E não soubemos respeitar

Querida Santa Bandeira

Pedimos nos perdoar

 

Com beijos nos despedimos

Dos três Santos verdadeiros

Pedimos que nos perdoem

Se fomos maus companheiros.

 


 

O MESTRE EMBAIXADOR ENCERRA,

DESPEDINDO DOS COMPANHEIROS

  

Em nome desta bandeira

Nos momentos derradeiros

Como Mestre me despeço

De todos meus companheiros

 

Me despeço do Gerente

E também do Escrivão

Pedindo a Santos Reis

A sua santa bênção

 

Despeço do Contra-mestre

E também do Bandeireiro

Agradeço o seu trabalho

Em meu nome e do Festeiro

 

Do Contrato me despeço

Pedindo para São Bento

Pagar o vosso trabalho

E o seu comportamento

 

Cantador das quatro vozes

Depois vamos nos abraçar

Se acaso lhe ofendi

Vós queira me perdoar

 

Cantador das cinco vozes

Folião que canta fino

Eu estou muito contente

Lhe abraço despedindo

 

Despeço da sexta voz

Derradeiro cantador

Se lhe fui impertinente

Me perdoe por favor

 

Capitão e Coronel

Também o mestre caixeiro

Peço a Deus a recompensa

A vocês bons companheiros

 

Os três Reis e São Gonçalo

Que também foi violeiro

Conserve sempre brilhante

As vozes dos companheiros

 

No outro ano que vem

Isto é, se Deus quiser,

Nós havemos de encontrar

Nos três Reis eu tenho Fé

 


 

Jesus Cristo verdadeiro

Olhai os meus companheiros

A toda hora e momento

Quero ver no outro ano

Um a um, todos cantando

Isto eu fico esperando

Meu Divino Sacramento

 

 

Mande bênçãos todos dias

Ó, meu Deus, que bom seria

Receber sua bênção

Em todos momentos e hora

Imploro a Nossa Senhora

Rainha da Santa Glória

A todos nós a proteção

 

Topo