Comitiva Boi Soberano
Estas fotografias mostram a participação da Comitiva Boi Soberano, de Tanabi, no concurso da "Queima do Alho", no Ponto de Pouso do Parque do Peão do Clube "Os Independentes", no dia 26 de agosto de 2.006, durante a 51ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Foi a quinta vez que a comitiva participou do concurso (2.002, 2.003, 2.004, 2.005 e 2.006).
A "queima do alho" é o preparo da comida dos peões de boiadeiro das comitivas de transporte de boiada. Quando os boiadeiros se aproximavam do local onde a comida estava sendo preparada, sentiam o forte cheiro do alho sendo frito na panela e exclamavam: "o cozinheiro já está queimando o alho", isto é, está cozinhando. Daí surgiu a expressão que hoje dá nome ao famoso concurso de culinária que se realiza todo último sábado da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no Ponto de Pouso. A comida é feita em pequenos fogões dobráveis, chamados trempes, que viajam sobre os cargueiros. Os pratos são: arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e carne assada na chapa.
Aguinaldo José de Góes
Comissário
Foto Rúbio/Tanabi-SP
Painel existente no ponto de pouso retratando uma cena típica do "estradão", o cozinheiro fazendo a queima do alho.
Foto Rúbio/Tanabi-SP
O cartaz do concurso deste ano traz uma das cargueiras da Comitiva Boi Soberano, a "Londrina", e uma de nossas trempes.
Foto Rúbio/Tanabi-SP
Vista parcial do ponto de pouso, antes de iniciar o concurso.
Foto Rúbio/Tanabi-SP
A cozinha da Comitiva Boi Soberano.
Foto Rúbio/Tanabi-SP
A cozinha da Comitiva Boi Soberano, com destaque para o charque, a lingüiça curada e a panceta, tudo preparado pelo cozinheiro da comitiva, Sérgio da Silva Félix.